Roma exibe obras-primas raras de Caravaggio

Mais de 60 mil ingressos foram vendidos antes mesmo da inauguração da mostra, que reúne quadros redescobertos e raramente vistos na Itália

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 4 abr 2025, 15h03 - Publicado em 14 mar 2025, 10h00
Galeria Nacional de Arte Antiga, Palazzo Barberini, Roma
A exposição atravessa 15 anos de Caravaggio com 24 quadros (Barberini Corsini Gallerie Nazionali/Reprodução)
Continua após publicidade

Obras raramente vistas de Caravaggio, um dos grandes nomes do barroco, estão expostas na Galeria Nacional de Arte Antiga, do Palazzo Barberini, em Roma, até 6 de julho. A exposição, que faz parte do programa do Jubileu católico de 2025, está causando um frenesi tão grande que, antes mesmo de ser inaugurada, mais de 60 mil ingressos já tinham sido vendidos. 

A mostra reúne 24 quadros que traçam um panorama de como Caravaggio alterou os paradigmas artístico, religioso e cultural de Roma no século 16. Dentre os quadros inéditos, estão O Retrato de Maffeo Barberini, que veio a público recentemente depois de 60 anos de sua descoberta e é um dos poucos retratos feitos pelo pintor.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Barberini Corsini (@barberinicorsini)

Ecce Homo é outra obra raramente vista que integra Caravaggio 2025. Redescoberta em 2021, a pintura faz parte da coleção do Museo Nacional del Prado, em Madri, e ficará exposta no Palazzo Barberini pela primeira vez em quatro séculos. 

Há obras que fazem parte do passado da família Barberini, colecionadora de arte, e retornam ao palácio depois de terem sido adquiridas por outros museus. Uma delas é a icônica Os Trapaceiros, emprestada pelo Kimbell Art Museum, em Fort Worth.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Barberini Corsini (@barberinicorsini)

Dentre as 24 pinturas que atravessam 15 anos de vida de Caravaggio, nove foram emprestadas de museus ao redor do mundo, como São Francisco de Assis em Êxtase, do Wadsworth Atheneum of Art, em Connecticut, e Santa Catarina de Alexandria, do Thyssen-Bornemisza Museum, em Madri

A Galleria Borghese, em Roma, emprestou as clássicas Jovem Baco Doente, Decapitação de São João Batista e Davi com a cabeça de Golias. A primeira versão de Conversão de São Paulo e O Martírio de Santa Úrsula, a última pintura feita por Caravaggio antes de sua morte, também fazem parte da exposição. Um dos traços mais geniais de Caravaggio é a habilidade que o artista teve em transformar pigmento em luz, conferindo às obras uma iluminação sem igual. 

Continua após a publicidade

Serviço

Caravaggio 2025

Quando? Até 6 de julho. De domingo a quinta-feira, das 9h às 20h, às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 22h.

Quanto? A partir de € 12. Ingressos disponíveis no site.

Onde? Palazzo Barberini – Via delle Quattro Fontane, 13, Roma.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Itália

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade