Continua após publicidade

Como é a visita ao Sky Costanera, mirante mais alto da América do Sul

Dicas para se dar bem na visita ao observatório na capital do Chile, que em dias claros permite avistar a Cordilheira dos Andes

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 1 ago 2024, 14h52 - Publicado em 15 jul 2024, 16h00
Gran Torre, Sky Costanera, Santiago, Chile
Com 300 metros de altura, Gran Torre guarda nos andares 61 e 62 o mirante Sky Costanera (//Divulgação)
Continua após publicidade

Construída em 2014, a Gran Torre em Santiago do Chile continua invicta no título de prédio mais alto da América do Sul: são 62 andares e 300 metros de altura. O recorde não foi superado nem mesmo pela megalomania de Balneário Camboriú. Concluídas em 2023, as duas torres do Yatchthouse Residence Club da cidade catarinense superam o arranha-céu chileno em número de andares, mas não em altura: são 81 andares e 294 metros.

Nos últimos dois andares da Gran Torre está o mirante Sky Costanera, que é uma das atrações mais procuradas da cidade. O acesso ao observatório é pelo 5º andar do shopping Mall Costanera Center, que ocupa um edifício anexo.

Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site, mas não tive qualquer contratempo comprando direto na bilheteria. A fila foi rápida mesmo sendo julho, mês de altíssimo movimento devido às férias escolares e à temporada de esqui (veja um guia completo de Valle Nevado).

Uma vantagem de deixar para comprar o ingresso na hora é que você pode esperar um dia de céu aberto para subir no Sky Costanera, quando as vistas serão definitivamente melhores. Como eu só tinha algumas poucas horas em Santiago, não tive escolha. O tempo estava bem encoberto, mas, na esperança de que algumas nuvens se dissipassem, fui mesmo assim.

View this post on Instagram

A post shared by Skycostanera (@skycostanera)

Continua após a publicidade

Com o ingresso em mãos, é hora de pegar o elevador, que leva direto para o 61º andar em pouco mais de 30 segundos. É tão rápido que senti pressão nos ouvidos, mas foi um desconforto passageiro: bastou bocejar algumas vezes para aliviar a sensação.

O 61º andar é coberto, tem um café e – o principal – janelões de vidro do chão ao teto. Sobre eles, há sinalizações que ajudam a identificar os principais pontos de referência de Santiago. Subindo uma escada rolante, você tem acesso ao 62º andar, que também está cercado por vidros, mas é ao ar livre.

View this post on Instagram

A post shared by Skycostanera (@skycostanera)

Continua após a publicidade

Como a Gran Torre é realmente muito mais alta, é bacana ver “de cima” os demais edifícios da capital chilena. Mas a graça mesmo do Sky Costanera está em observar a Cordilheira dos Andes ao fundo, ainda mais se ela estiver coberta de neve.

Só é possível ver a cadeia montanhosa quando o céu está aberto, o que não foi o caso no dia da minha visita. E não se trata apenas de tempo nublado: a camada de poluição que paira sobre Santiago também atrapalha a vista.

View this post on Instagram

A post shared by Skycostanera (@skycostanera)

Continua após a publicidade

Outra dica é subir no Sky Costanera um pouco antes do pôr do sol. Assim você tem uma visão diurna e noturna de Santiago e, nos dias abertos, ainda vê a luz do pôr do sol colorir a Cordilheira dos Andes.

View this post on Instagram

A post shared by Skycostanera (@skycostanera)

Serviço

Onde? Av. Andrés Bello, 2425. A estação de metrô mais próxima é a Tobalada, na Linha Vermelha.

Quando? Diariamente, das 10h às 22h (última subida às 21h).

Quanto? 18.000 pesos chilenos para adultos (cerca de R$ 107*) e 6.000 pesos chilenos para crianças de 4 a 12 anos (cerca de R$ 35*). As crianças de 3 anos ou menos não pagam. Compras na bilheteria física (no 5º andar do Mall Costanera Center) ou pelo site. *Consulte a cotação do dia.

Leia tudo sobre o Chile

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Santiago

Veja as melhores opções de voos para Santiago

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade