Tailândia: 4 templos do velho reino de Ayutthaya para visitar

Ao norte de Bangkok, cidade preserva resquícios da civilização do século 14 e é parada obrigatória para turismo religioso

Por Thiago Müller
Atualizado em 15 abr 2025, 10h16 - Publicado em 14 abr 2025, 10h00
ayutthaya-templos-budistas
Pagoda central do Wat Yai Chai Mongkhon é um dos cartões-postais da cidade  (@rin_letsc/Unsplash)
Continua após publicidade

Ao norte da capital Bangkok, na Tailândia, fica uma opção de turismo ideal para quem tem interesse religioso, histórico ou arquitetônico ligados a essa parte do mundo. A cidade histórica de Ayutthaya concentra mais de 400  templos templos do antigo reino local, conhecido em português como Aiutaia – mas também citado muitas vezes por um nome mais famoso, que na prática englobava outras áreas vizinhas: o Reino de Sião.

A cidade fica a pouco mais de uma hora do Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi, em Bangkok, a 96 km de distância. Lá, a maioria da população é budista, e isso se traduz nos remanescentes do antigo império: a viagem é uma oportunidade para conhecer as várias construções históricas e monumentais que seguem fazendo parte da cidade.

Em uma história que remonta ao século 14, a Ayutthaya foi a segunda capital do Sião e destruída pelos birmaneses cerca de 400 anos depois. Os remanescentes dessa época são expressos nas torres de relicários e grandes monastérios.

Segundo a Unesco, que declarou o lugar um Patrimônio da Humanidade em 1991, Ayutthaya chegou a ser um centro diplomático e de comércio global, contando com planejamento urbano e sistema hidráulico pouco vistos em outros lugares de seu tempo. Confira quais lugares para visitar em uma ida à cidade histórica:

Templo de Wat Mahathat

Para quem quer conhecer o local, um bom início de itinerário é visitar, logo no centro da cidade, o Wat Mahathat, um dos corações de Ayutthaya e também um dos recintos mais visitados. Acredita-se que seja um dos templos mais antigos da cidade, construído entre os anos de 1370 e 1388.

buda-raizes-wat-mahathat
Cabeça de Buda entre as raízes é uma das imagens mais fotografadas da Tailândia (@thewonderalice/Unsplash)
Continua após a publicidade

É lá que fica a famosa raiz de árvore com a cabeça de Buda, em arenito, esculpida e circundada pela estrutura da planta. Mas não se limita a isso: a grande estrutura também abriga o antigo salão real e várias estátuas de Buda sem cabeça enfileiradas.

Wat Worachettha Ram

Logo à frente, também há outra das atrações procuradas, o Wat Worachettha Ram, que abriga duas estátuas de Buda. Junto a uma delas há uma estupa que acredita-se ser o lar das cinzas de um antigo rei de Ayutthaya. Hoje, é local de oferendas e guirlandas por parte dos seguidores budistas.

Wat Yai Chai Mongkhon

Também chamado de Wat Chao Phraya Thai, provavelmente é o local mais imponente a se visitar. A pagoda central do mosteiro possui três torres, que podem ser vistas de longe, com duas grandes estátuas em suas extremidades.

À volta do monastério a área é extensa e arborizada, com várias fileiras de estátuas de Buda. Porém, o local fica um pouco mais longe das outras rotas: cerca de 4 km do templo de Wat Mahathat.

Continua após a publicidade

Wat Phra Si Sanphet

A pouco mais de 1 km de Wat Mahathat, esse templo foi considerado o centro espiritual dos tailandeses por bastante tempo. Era usado antigamente para conduzir cerimônias na corte real. No coração da construção, há uma fileira de três monumentos – acredita-se que elas eram o centro das casas reais no período em que a cidade era o centro do império.

Dicas para viajar

Ayutthaya é recheada de templos e locais históricos que podem não ser óbvios à primeira vista, especialmente por visitantes que conhecem menos da história da Tailândia. Uma visita guiada pode ajudar a aproveitar de forma mais aprofundada o passeio, com direito a presenciar cerimônias tradicionais.

monge-budista-templos
Os templos abrigam monges até hoje (Aaron Thomas/Unsplash)

Mas, para quem quer fazer a viagem por conta própria, é possível ir de Bangkok até Ayutthaya de trem, em uma viagem de 90 minutos. Vans partem do terminal rodoviário de Mo Chit, e também são uma opção, assim como ônibus interurbanos. Também é possível fazer esse trajeto de barco, mas a viagem, apesar de cênica, leva bem mais tempo: em torno de 3 horas.

Continua após a publicidade

Vale lembrar, ainda, que os principais pontos de interesse em Ayutthaya são locais religiosos que seguem em uso ainda hoje. Portanto, entrar com respeito e refrear a sanha fotográfica são atitudes importantes.

Leia tudo sobre a Tailândia

 

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade