Tubo Hotel La Tatacoa é opção curtir o astroturismo na Colômbia
Com quartos inusitados, hotel serve de base para observar estrelas e desbravar o 'deserto' escaldante

Em Villavieja, na Colômbia, existe um hotel inusitado: quartos em formatos de tubos em pleno deserto de Tatacoa. As construções coloridas vibrantes do Tubo Hotel La Tatacoa contrastam com a região árida, que é ideal para a observação de estrelas, longe da poluição luminosa da cidade.
Situado no departamento de Huila, a 350 km de Bogotá, o hotel conta com 37 modestas construções cilíndricas de concreto equipadas com cama de casal e ar condicionado, que ameniza a temperatura tipicamente elevada da região – nos piores dias, pode se aproximar dos 40 graus.
Mas é durante a noite que essa joia do interior colombiano brilha: o céu do “deserto” é lotado de estrelas, e é essa visão que torna o local um dos atrativos mais buscados na região.
Ver essa foto no Instagram
Há, inclusive, um lugar voltado só para isso bem pertinho dali: o Observatório Astronômico VyctoriaStars de Tatacoa, que conta com telescópios e pode ser visitado por 10 mil pesos colombianos (cerca de R$ 15). Vale a pena tentar coincidir a viagem com fenômenos astronômicos que possam estar ocorrendo nos céus da América do Sul.
Tubo Hotel é refúgio para o calor intenso durante o dia
Quem desembarca em Bogotá precisa encarar uma viagem longa até o hotel, que pode chegar a 6h30 em função das estradas tortuosas. Mas Villavieja fica bem próxima da cidade de Neiva, que conta com um aeroporto regional – dependendo do seu planejamento, pode ser uma boa ideia investir em um voo doméstico.
Ver essa foto no Instagram
As diárias incluem café da manhã, uso da piscina, do jardim, wi-fi e estacionamento. Para quem quer sair durante o dia mesmo no calor, um bar também funciona no local. Vale se atentar às características de cada quarto: nas versões mais econômicas o banheiro é compartilhado. Saiba mais.
Desbravando o deserto de Tatacoa

Curiosamente, o deserto de Tatacoa não é oficialmente um deserto, mas uma floresta tropical seca, com características típicas de semiárido. Ele é formado por 300 km² de vários pequenos cânions e paisagens vermelhas e cinzas.
As trilhas na região exigem uma atenção especial devido ao clima: apesar de não ter muitos desníveis, os caminhos não costumam contar com muita sombra, piorando a sensação de calor. O recomendado é fazê-las pela manhã e finalizar antes das 11h.
Vale lembrar também que deve-se levar muita água, protetor solar e camisas de manga, além de óculos escuros, chapéus e sapatos confortáveis. Vale contratar um guia que conheça bem o local.
Ver essa foto no Instagram
Um passeio bastante buscado é a caminhada pelo Deserto Gris, uma formação natural de rochas perpendiculares ao chão na parte cinza do deserto, rodeada por vegetação rasteira. O percurso labiríntico e rodeado de dunas leva cerca de duas horas, desembocando no Valle de Los Fantasmas e em uma piscina natural. O caminho, porém, é um pouco mais difícil e requer mais atenção e preparo.
A viagem pode ser também oportunidade para conhecer as antigas espécies que viveram na outrora no que hoje é a Colômbia. O Museu de História Natural de Tatacoa abriga uma exposição sobre mamíferos, répteis, solo e meio ambiente local, assim como a história da cidade e seus aspectos culturais.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp