Tubo Hotel La Tatacoa é opção curtir o astroturismo na Colômbia

Com quartos inusitados, hotel serve de base para observar estrelas e desbravar o 'deserto' escaldante

Por Thiago Müller
7 Maio 2025, 18h00
tubo-hotel-la-tatacoa-colombia
Quartos inusitados do Tatacoa chamam atenção, mas quem rouba a cena é o céu noturno (./Reprodução)
Continua após publicidade

Em Villavieja, na Colômbia, existe um hotel inusitado: quartos em formatos de tubos em pleno deserto de Tatacoa. As construções coloridas vibrantes do Tubo Hotel La Tatacoa contrastam com a região árida, que é ideal para a observação de estrelas, longe da poluição luminosa da cidade.

Situado no departamento de Huila, a 350 km de Bogotá, o hotel conta com 37 modestas construções cilíndricas de concreto equipadas com cama de casal e ar condicionado, que ameniza a temperatura tipicamente elevada da região – nos piores dias, pode se aproximar dos 40 graus.

Mas é durante a noite que essa joia do interior colombiano brilha: o céu do “deserto” é lotado de estrelas, e é essa visão que torna o local um dos atrativos mais buscados na região.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tubo Hotel la Tatacoa (@tubohotellatatacoa)

Há, inclusive, um lugar voltado só para isso bem pertinho dali: o Observatório Astronômico VyctoriaStars de Tatacoa, que conta com telescópios e pode ser visitado por 10 mil pesos colombianos (cerca de R$ 15). Vale a pena tentar coincidir a viagem com fenômenos astronômicos que possam estar ocorrendo nos céus da América do Sul.

Tubo Hotel é refúgio para o calor intenso durante o dia

Quem desembarca em Bogotá precisa encarar uma viagem longa até o hotel, que pode chegar a 6h30 em função das estradas tortuosas. Mas Villavieja fica bem próxima da cidade de Neiva, que conta com um aeroporto regional – dependendo do seu planejamento, pode ser uma boa ideia investir em um voo doméstico.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tubo Hotel la Tatacoa (@tubohotellatatacoa)

As diárias incluem café da manhã, uso da piscina, do jardim, wi-fi e estacionamento. Para quem quer sair durante o dia mesmo no calor, um bar também funciona no local. Vale se atentar às características de cada quarto: nas versões mais econômicas o banheiro é compartilhado. Saiba mais.

Desbravando o deserto de Tatacoa

deserto-tatacoa
“Deserto” de Tatacoa na verdade é enquadrado como uma floresta tropical seca (Julianruizp/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)

Curiosamente, o deserto de Tatacoa não é oficialmente um deserto, mas uma floresta tropical seca, com características típicas de semiárido. Ele é formado por 300 km² de vários pequenos cânions e paisagens vermelhas e cinzas.

Continua após a publicidade

As trilhas na região exigem uma atenção especial devido ao clima: apesar de não ter muitos desníveis, os caminhos não costumam contar com muita sombra, piorando a sensação de calor. O recomendado é fazê-las pela manhã e finalizar antes das 11h.

Vale lembrar também que deve-se levar muita água, protetor solar e camisas de manga, além de óculos escuros, chapéus e sapatos confortáveis. Vale contratar um guia que conheça bem o local.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museo de Historia Natural de la Tatacoa (@mhntatacoa)

Um passeio bastante buscado é a caminhada pelo Deserto Gris, uma formação natural de rochas perpendiculares ao chão na parte cinza do deserto, rodeada por vegetação rasteira. O percurso labiríntico e rodeado de dunas leva cerca de duas horas, desembocando no Valle de Los Fantasmas e em uma piscina natural. O caminho, porém, é um pouco mais difícil e requer mais atenção e preparo.

Continua após a publicidade

A viagem pode ser também oportunidade para conhecer as antigas espécies que viveram na outrora no que hoje é a Colômbia. O Museu de História Natural de Tatacoa abriga uma exposição sobre mamíferos, répteis, solo e meio ambiente local, assim como a história da cidade e seus aspectos culturais.

Leia tudo sobre a Colômbia

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade