Visto para Estados Unidos tem espera recorde de mais de 500 dias

Agendamento no consulado de São Paulo atingiu o maior patamar da história; veja como tentar diminuir tempo de espera

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 20 mar 2023, 13h26 - Publicado em 20 mar 2023, 13h25
Bandeira dos Estados Unidos
 (Justin Cron/Unsplash)
Continua após publicidade

Os viajantes brasileiros têm enfrentado filas de espera cada vez mais longas na hora de agendar uma entrevista para emitir o visto de turismo (B1/B2) dos Estados Unidos. Dados do escritório de advocacia AG Immigration revelam que, na semana de 13 a 17 de março, o tempo para conseguir um agendamento no consulado de São Paulo atingiu o maior patamar da história: 549 dias, ou seja, mais de 18 meses. Isso significa que o viajante só conseguiria fazer a entrevista consular última etapa do processo de emissão para quem pede o documento pela primeira vez em setembro de 2024.

As entrevistas para emissão do visto americano também podem ser realizadas na embaixada em Brasília (onde o tempo de espera é de 469 dias/15 meses) ou nos consulados em Porto Alegre (271 dias/9 meses), Recife (400 dias/13 meses) e Rio de Janeiro (451 dias/15 meses). Veja as informações atualizadas da cidade mais próxima a você aqui.

Por que o tempo de espera está tão longo?

Enquanto as fronteiras dos Estados Unidos estavam fechadas por causa da pandemia, o serviço de renovação e emissão de vistos foi interrompido. As entrevistas foram retomadas em novembro de 2021 e desde então os postos consulares norte-americanos vêm tentando dar vazão à alta demanda.

Um levantamento realizado pelo escritório de advocacia Dell’Ome Law Firm com base em dados divulgados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos apontou que o número de vistos de turismo concedidos a brasileiros também foi recorde: foram cerca 75 mil em janeiro de 2023. Ainda assim, o tempo de espera para fazer a entrevista na embaixada e nos consulados continua grande.

É possível diminuir o tempo de espera?

Novas vagas para fazer a entrevista são eventualmente colocadas à disposição no sistema. “Há dias em que 50 vagas são destinadas aos vistos de estudante e, quando apenas 30 são agendadas, as 20 vagas restantes voltam para o sistema para o público em geral”, explica o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, David Hodge.

Continua após a publicidade

Por isso, a dica é agendar a sua entrevista para a primeira data disponível, mesmo que ela seja para daqui um ano, e passar a monitorar o site regularmente para tentar conseguir uma das novas vagas. Nas redes sociais, há relatos de pessoas que fizeram isso e conseguiram antecipar a data, evitando ter que aguardar os mais de 400 dias. Quem tem disponibilidade para viajar para outro estado também pode dar preferência aos consulados com menos tempo de espera, como Porto Alegre.

Como está o processo de renovação do visto?

Nas primeiras etapas, os processos para emissão e renovação de visto são iguais. Porém, na emissão de visto é preciso passar pela entrevista, enquanto na renovação, não. Por isso, o agendamento para renovação de visto tem sido mais rápido.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade