Voo mais curto do mundo dura apenas um minuto

Inusitada viagem entre ilhas escocesas existe desde 1967

Por Clarice Sena
20 nov 2024, 18h00
loganair-voo-mais-rapido-do-mundo
Trecho faz parte do serviço que conecta as ilhas do arquipélago de Orkney em avião de apenas oito lugares (Loganair/Divulgação)
Continua após publicidade

Os apaixonados por aviação e os caçadores de curiosidades encontram no nordeste da Escócia um programa tão inusitado quanto perfeito para seus interesses: o voo com a menor duração do mundo. Estamos falando do LM711, operado pela companhia Loganair, que leva aproximadamente um minuto para percorrer o trajeto entre as ilhas Westray e Papa Westray. São dois minutos se considerar o tempo taxeando.

Reconhecida pelo Guinness como a viagem aérea comercial mais curta do mundo, a linha conecta os 2,73 quilômetros de distância entre os destinos que fazem parte do arquipélago de Orkney. Com passagens por apenas £ 17 libras (cerca de R$ 126), são realizadas duas viagens por dia em uma aeronave Britten-Norman Islander, de apenas oito lugares. A rota existe desde 1967.

Ainda que tenha conquistado certa fama pela curta duração, o voo é um importante serviço para a população local, já que a balsa que liga as ilhas não é capaz de realizar o trajeto dependendo da maré. A importância do voo ficou mais do que comprovada em 2016, quando a Loganair celebrou a passageira número 1 milhão a utilizar a rota.

O arquipélago de Orkney é uma região muito procurada para observação de pássaros, já que por ali passam mais de 100 mil espécies de aves marinhas. Mas não é só isso.

Em Westray é possível visitar as ruínas do Castelo de Noltland, uma fortaleza construída no século 16 a mando da Rainha Mary da Escócia.

Continua após a publicidade

Já em Papa Westray, uma atração é a igreja St. Boniface Kirk, do século 12. A ilha também é o lar do Knap of Howar, duas estruturas de pedra que datam de mais de cinco mil anos atrás, formando aquela que é considerada a casa de pedra mais antiga da Escócia.

knap-of-howar
Ilhas são lar do Knap of Howar, a mais antiga casa de pedra ainda preservada no norte da Europa. Local teria sido ocupado há quase 6 mil anos (Peter Standing / Knap of Howar / CC BY-SA 2.0/Wikimedia Commons)

Leia tudo sobre Escócia

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade