Washington, D.C.: brasileiros podem visitar a Casa Branca?

Em tese, sim. Na prática, não. Ainda assim, para espiar pelo menos a fachada, há ângulos mais favoráveis para além da foto clássica

Por Valentina Bressan
Atualizado em 22 ago 2024, 20h24 - Publicado em 22 ago 2024, 10h00
casa-branca-washington-visita
O ângulo clássico que a maioria dos visitantes registra quando passa pela National Mall. Spoiler: tem ângulo melhor (René DeAnda/Unsplash)
Continua após publicidade

Residência oficial e “escritório” dos presidentes dos Estados Unidos, a Casa Branca é um símbolo clássico do país. Além de ser palco de pronunciamentos oficiais e momentos marcantes na política americana, o local foi recriado (por dentro e por fora) em inúmeros filmes e séries que eternizaram sua arquitetura no imaginário mundial.

Afinal, é possível visitar a Casa Branca?

Para cidadãos americanos, a visita deve ser solicitada junto ao gabinete de um congressista. Para estrangeiros, o site do escritório oficial do turismo de Washington, D.C. diz que o pedido deve ser feito à embaixada do próprio país na capital americana. Na prática, contudo, é praticamente impossível brasileiros conseguirem visitá-la. Segundo informou por e-mail a embaixada do Brasil em Washington, “ainda que a página eletrônica da Casa Branca peça aos cidadãos estrangeiros interessados em visitá-la contatem suas respectivas embaixadas, as restrições impostas pelo governo norte-americano impossibilitam, na prática, as visitas.” Ainda assim é possível fazer um passeio virtual à Casa Branca no site Google Arts & Culture.

A maioria dos visitantes precisa se contentar em fazer aquela foto clássica através dos portões, na National Mall, que você no topo desta página, mas infelizmente o mais perto que se pode chegar é longe demais para se tirar boas fotos. O ângulo é bem melhor se você andar até a Pennsylvania Avenue, os fundos da Casa Branca, que é onde fica a Executive Residence. Um possível prêmio de consolação é a visita ao Centro de Visitantes da Casa Branca, que também fica na Pennsylvania Avenue e exibe maquetes, fotos, louças e objetos dos presidentes que ali moraram. A entrada é grátis como praticamente todos os museus de Washington D.C.

sala-de-jantar-de-estado
Apesar do nome, a Sala de Jantar de Estado (State Dining Room) também costuma ser usada para reuniões de governo ou com lideranças estrangeiras. É um dos lugares acessíveis na visita (The White House/Divulgação)

Ainda assim, a título de curiosidade, saiba que para cidadãos dos Estados Unidos a visita à Casa Branca deve ser solicitada de três meses a 21 dias antes da data desejada, conforme a época do ano. Os horários são definidos pela Casa Branca e o número de vagas é limitado.

Continua após a publicidade

Mesmo que alguém tenha agendado o passeio, nada impede que a visita seja cancelada tendo em vista a agenda do Presidente. As excursões duram cerca de 45 minutos e ocorrem de terça-feira a sábado pela manhã. A visita é gratuita.

Algumas visitas guiadas, em outubro e abril, percorrem os jardins de outono e primavera da Casa Branca. Neste caso, as datas dos tours são previamente definidas e anunciadas no site oficial da Casa Branca.

roseiral-casa-branca

Continua após a publicidade

O roteiro do passeio no local percorre a East Wing (Ala Leste) – com a Salas Azul, Vermelha e Verde; a Sala de Jantar de Estado; e a Sala da China. Também é possível ver o Jardim de Rosas.

Como chegar na Casa Branca?

A maneira mais prática, usando transporte público, é chegar de metrô. As estações Federal Triangle, Metro Center e McPherson Square ficam próximas. Não há estacionamento, então é recomendado utilizar o transporte público ou táxi.

Leia tudo sobre Washington, D.C.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade