O que faz da Argentina um destino tão procurado por brasileiros? A resposta não poderia ser mais atraente: o país é praticamente uma espécie de Europa, com a vantagem de estar a poucas horas de casa.
A síntese dessa definição é Buenos Aires e Córdoba, suas maiores cidades que respiram ares cosmopolitas e agradáveis, com ótimos restaurantes, parques elegantes e charmosas lojas.
Na capital, assistir a uma partida entre River Plate e Boca Juniors explica por que o futebol nesse país é tratado como religião, com torcedores fanáticos e estádios que incendeiam a cada lance. É aqui, inclusive, que o turista provará de uma das melhores carnes de sua vida – um sabor que caracteriza a gastronomia local.
Nos contrafortes andinos, a região de Mendoza abarca algumas das melhores produções vinícolas do continente – e é a plataforma perfeita para explorar o Cerro Aconcágua, a mais alta montanha do planeta fora da Ásia.
Um pouco mais ao sul, a Patagônia traz a combinação de neve e frio que tanto nos fascina. Em Bariloche e Las Leñas, o desafio pode vir das excelentes pistas de esqui, no inverno, ou de cavalgadas e canoagem, no verão.
Em El Calafate, por outro lado, paisagens dramáticas, que combinam lagos, geleiras e picos de granito fazem a alegria de praticantes de esportes ao ar livre. Isso sem contar a majestosa geleira Perito Moreno e as montanhas ao redor de El Chaltén, listadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, no Parque Nacional Los Glaciares.
Já na meridional Ushuaia, uma rica fauna composta de pinguins, orcas e leões-marinhos ocupam os fotógrafos, que saem da região com ótimas recordações.
Tango, vinho, futebol e alfajores – a Argentina tem tudo aquilo que cai bem ao nosso gosto.
Como chegar
Voos diretos do Brasil para a Argentina pousam no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 quilômetros de distância de Buenos Aires, e também no Aeroparque Jorge Newbery, próximo ao centro da capital. A Aerolíneas Argentinas e a TAM têm voos diários saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A GOL também opera voos de São Paulo e Porto Alegre.
No aeroporto de Ezeiza há táxis comuns, micro-ônibus e ônibus. Importante: em Buenos Aires, as passagens podem ser pagas apenas com moedas (pesos argentinos). Você também pode optar pelos remises – táxis especiais que cobram um preço fixo para levar os passageiros a um determinado destino.
Como circular
A lendária Ruta 40 corta a Argentina de norte a sul por cerca de 5 mil quilômetros, correndo paralela à Cordilheira dos Andes. Além das estradas de alta velocidade, o país possui rodovias secundárias.
Nas regiões de montanha é bom ter experiência em dirigir na neve. Mas há uma vantagem: para conduzir carros pelo país, basta apresentar a habilitação brasileira. As principais empresas de ônibus da Argentina são a Andesmar, a Chevallier, a El Rápido International, a Via Bariloche e a Crucero Del Norte.
Outra boa opção são os trens, cujas principais empresas são a Ferrobaires e a Trenes del Litoral.
As atrações da Argentina
Para além da capital argentina, repleta de restaurantes bacanas e pontos turísticos imperdíveis, como o tradicional bairro de La Boca, o país reserva ótimas surpresas.
Aproveite a rica fauna marinha do Atlântico Sul, em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia, para tirar belos cliques e marcar na memória a paisagem privilegiada da região.
Falando em paisagem, dê um pulo em El Calafate para admirar os picos de granito em El Chaltén e o glaciar Perito Moreno. As cidades de inverno argentinas, aliás, reservam resorts de esqui que encantam com seu charme.
E claro: não podemos esquecer dos ótimos vinhos do país, classificados entre os melhores do mundo. Mendoza é a meca da bebida na Argentina, mas Salta também não deve em nada no quesito qualidade. Vinícolas como a Catena Zapata e a Ruca Malen promovem degustações e oferecem almoços saborosos.
Busque hospedagens na Argentina no Booking.com
LEIA MAIS:
Melhores vinícolas para visitar e provar vinhos em Mendoza