Uma das maneiras básicas de comprovar sua intenção de voltar pra casa é... ter um bilhete válido indicando a data de retorno. É importante que a passagem tenha uma data que corresponda ao período máximo permitido para permanência. Leve-a impressa com você para o caso do celular ficar sem bateria.
imigração
imigração
Tenha um comprovante impresso das reservas do hotel, Airbnb ou equivalente no seu destino. Caso você vá passar por várias cidades, garanta que tem como demonstrar seus locais de permanência com datas que preencham todo o itinerário. Se for se hospedar na casa de um amigo ou parente, em geral é preciso ter uma carta assinada.
O agente da imigração também pode perguntar quanto dinheiro você está levando consigo. Não é necessário ter todo o valor em espécie: faturas do cartão de crédito indicando o seu limite e extratos com seu saldo podem demonstrar que você tem os recursos. A quantia considerada suficiente varia conforme o país, oscilando entre 50 e 125 dólares ou euros por dia.
imigração
É importante conferir a validade do passaporte com antecedência para não ser pego de surpresa na hora do desembarque. Não se esqueça que a validade obrigatória é mais longa do que o período imaginado para a viagem.
imigração
Vários países exigem seguro de viagem com cobertura para despesas médicas e até custos de translado em caso de morte. Mesmo quando não é obrigatório, é uma boa ideia ter algum tipo de proteção para todo o período da viagem. Ainda sobre saúde, confira as exigências vacinais do seu destino.
imigração
Se o agente de imigração decidir complicar com as informações que você estiver dando, é importante manter a calma e explicar da melhor maneira possível qualquer dúvida que venha a surgir. Dar respostas inconsistentes ou dúbias pode servir de pretexto para barrar a entrada. É importante não se contradizer.
imigração
Óbvio, mas vale lembrar. Drogas, armamentos e itens de vida silvestre como plantas ou animais são um caminho certo para ter problemas legais no destino. Mas alguns produtos aparentemente inócuos também podem gerar encrenca, como bebidas alcoólicas ou determinados medicamentos, como a dipirona.
imigração