Ilhéus ganhou projeção nos romances Terras do Sem Fim e Gabriela Cravo e Canela. Nas histórias, personagens fortes e cativantes circulam em meio a fazendas de cacau e belas praias. Ilhéus voltou ao centro das atenções em janeiro de 2024, quando foi ao ar o remake da novela Renascer.
bahia
O personagem do romance Gabriela Cravo e Canela estampa o centro histórico de Ilhéus e faz você adentrar nas páginas do livro. Era nesse bar que Gabriela encantava os homens de Ilhéus pela sua beleza e pelos quibes magistralmente preparados. Hoje, o cardápio do local tem petiscos tão deliciosos quanto as descrições do livro.
dicas de viagem
bahia
Bataclan foi retratado em Gabriela Cravo e Canela como o cabaré de Maria Machadão, onde os coronéis do cacau e os mais abastados curtiam a noite. Hoje, o espaço abriga um centro cultural com restaurante, espaço para exposições e uma réplica do quarto da cafetina no andar de cima.
bahia
Bom, foi aí que o homem passou parte da infância e adolescência e onde escreveu seu primeiro romance. Se não quiser entrar, deve ao menos passar em frente e admirar o belo palacete construído por seu pai, João Amado. Nos cômodos, estão expostas roupas, fotos e documentos.
bahia
Apesar de estar ao lado do Bar Vesúvio, a igreja não aparece nas obras de Jorge Amado. Externamente, chama a atenção pelo estilo neoclássico, com colunas arredondadas e belos vitrais. Seu interior, no entanto, é singelo, com pintura branca e poucas imagens.
bahia
A Dengo, loja de chocolates queridinha do momento, compra o fruto de famílias da Costa do Cacau e revela seu processo produtivo na Fazenda Condurú com a experiência “Dengo Origem”. O tour guiado termina com os visitantes degustando chocolates, depois de já terem provado mel de cacau, o fruto e a amêndoa ao longo do passeio.
bahia
A Fazenda Yrerê fica às margens do Rio Cachoeira e é a mais próxima de Ilhéus. Em duas horas de visita, as pessoas fazem uma tranquila trilha pelo roçado do cacau, passando por todos os processos da transformação em chocolate, incluindo aí a famosa pisada no fruto.
bahia
A Fazenda Capela Velha foi fundada no século 19 e acompanhou todo o ciclo econômico em torno do cacau. Abandonada por anos, a fazenda foi revitalizada em 2011 e hoje produz iguarias com matéria-prima 100% local. Os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a colheita e testemunhar sua transformação em chocolate.
bahia
Outrora o território favorito dos barões do cacau que lá construíram suas casas de veraneio, atualmente a praia é a mais frequentada de Ilhéus. Entre seus atributos estão a faixa de areia generosa, um mar menos revoltoso e a grande quantidade de barracas.
bahia
Se as praias ao sul são repletas de gente, o contrário ocorre do lado oposto. A estrada para Itacaré atravessa um longo trecho de praias quase desertas com vastos coqueirais e uma generosa faixa de areia. A praia Mamoã é uma das mais movimentadas.
bahia