Urupema, na Serra Catarinense, costuma ser a primeira a sentir o frio chegar. Entre neblina, geada e temperaturas negativas, a cidade é o destino certo para quem busca paisagens congeladas e clima de inverno de verdade.
santa catarina
Conhecida como "a capital nacional do frio", Urupema está a 915 metros de altitude. O município tem uma população estimada de 2,7 mil habitantes e capacidade hoteleira limitada, portanto, o melhor é reservar com antecedência. A maior parte das hospedagens são cabanas e casas de temporada.
santa catarina
Quem viaja até Urupema pode aproveitar para conhecer outras cidades nas redondezas com clima igualmente gélido, como São Joaquim e Urubici. Para aproveitar ao máximo, a cidade e seus arredores estão recheadas de atrativos.
santa catarina
No centro da cidade, a Praça Manoel Pinto de Arruda tem um termômetro onde você provavelmente vai querer tirar uma foto marcando alguma temperatura congelante. Logo em frente, fica a Igreja de Santana, padroeira da cidade, que é vizinha da gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
santa catarina
santa catarina
Uma esticada até o Morro das Antenas, local mais alto de Urupema, vale pela vista. Reza a lenda que o lugar é o ponto mais frio do Brasil, o que é bem discutível. De todo modo, a vista da Mata Atlântica recompensa e, a depender do dia, poderá estar coberta de gelo.
A Cascata Que Congela é um atrativo que não decepciona. A queda d'água de 13 metros de altura fica numa região alta, a cerca de 700 metros de distância do Morro das Antenas. Nos dias em que a temperatura está mais fria, o nome se justifica: a água congela no formato de estalactites.
santa catarina
santa catarina
Outro local famoso da cidade é a Trilha do Morro do Combate, batizado assim por ter sido cenário de uma disputa federalista em 1927. A trilha fica a aproximadamente 11 km de distância do centro de Urupema e através dela se encontra o caminho para a Cachoeira das Contendas.
Para aproveitar dias de clima ameno e espantar o frio, a cerca de 80 km de Urupema é possível visitar algumas vinícolas no município de São Joaquim.
santa catarina
santa catarina
A Villaggio Bassetti produz os chamados vinhos de altitude. Na vinícola, é possível fazer uma visita com degustação e tábua de frios. Já a vinícola Villa Francioni oferece diferentes experiências para quem deseja visitá-la, desde um tour com degustação até um piquenique ao ar livre.