Calcular o tempo de conexão entre voos pode ser um grande desafio para os viajantes. Atrasos, problemas no aeroporto e filas para vencer as burocracias são elementos de incerteza que podem variar de acordo com a rota, a companhia aérea e o país.
dicas de viagem
É importante ter os conceitos bem claros. Seu voo faz uma conexão quando você tem que trocar de avião (às vezes, até de aeroporto) no meio da viagem. É diferente da escala, quando você para em outro aeroporto, mas não troca de aeronave para seguir viagem.
dicas de viagem
dicas de viagem
Não existe uma resposta que sirva para todos os casos. Muita gente gosta de passar o menor tempo possível esperando o voo seguinte, mas é fundamental ter uma margem de segurança. O recomendado é evitar conexões com intervalo inferior a 2 horas entre um voo e outro.
dicas de viagem
Ao desembarcar em outro país, você pode precisar passar pela imigração e pela fiscalização aduaneira. Por isso, conexões internacionais exigem um intervalo maior do que as domésticas. No geral, considere pelo menos 3 horas - e, de preferência, 4 - entre um voo e outro.
dicas de viagem
Muitos sites, na hora de oferecer alternativas mais baratas, apresentam voos com conexão na mesma cidade, mas em aeroportos diferentes. Pesquise a distância entre os aeroportos e o tempo de deslocamento considerando o pior cenário possível, em horários mais movimentados.
dicas de viagem
A distância entre terminais pode exigir vários minutos de caminhada - e, em alguns aeroportos, isso inclui longos corredores, esteiras ou até trens internos. Por isso, confira no seu bilhete onde o primeiro voo chega e de onde o próximo parte para ter uma noção do tempo de deslocamento.
dicas de viagem
Verifique se as suas malas são despachadas até o destino final já na origem ou se é preciso recuperá-las no aeroporto de conexão. Caso seja preciso retirá-las na esteira e despachar novamente para seguir viagem, considere a necessidade de um tempo mais longo entre os voos.
dicas de viagem
Vale checar se a sua rota ou companhia aérea atrasam com frequência para o trecho do seu primeiro voo. Quanto mais tempo perdido nessa parte da viagem, menor o intervalo para pegar a conexão. Para trechos no Brasil, a Anac disponibiliza um formulário com atrasos e cancelamentos por operadora.
dicas de viagem
Ao comprar uma passagem para a Inglaterra, pode até parecer mais barato voar até Lisboa e depois seguir com uma low-cost para Londres. Mas, se o primeiro voo atrasar, você perde o segundo e acaba tendo que comprar outra passagem na hora por um valor absurdo. Por isso, garanta que todos os trechos estejam no mesmo localizador.
dicas de viagem
Essa alternativa só funciona para conexões muito longas, já que você precisa considerar a distância entre o aeroporto e as partes interessantes da cidade. Logo, pode ser melhor investir num stopover, que geralmente tem um intervalo superior a 24 horas entre o primeiro voo e o seguinte.
dicas de viagem