Pamukkale, aproximadamente 600 km ao sul de Istambul, preserva estruturas naturais impressionantes, apreciadas desde os tempos da Grécia Antiga. Ali foi erguida uma das cidades sagradas dos gregos, Hierópolis, muito frequentada graças ao seu “spa natural” feito de rochedos esbranquiçados e águas límpidas.
pamukkale
Foi no alto das nascentes nas montanhas onde os primeiros assentamentos gregos decidiram se instalar. Dessas nascentes brotaram água rica em cálcio que, ao evaporar, depositam sedimentos brancos. A passagem do tempo e a acumulação desse processo resultaram no cenário encantador que se vê, com rochedos brancos de travertino cobertos de água morna e cristalina.
pamukkale
Essa estrutura natural possibilitou a construção da cidade greco-romana de Hierápolis e de um extenso complexo de banhos junto a outras estruturas cujas ruínas permanecem lá até hoje. Logo acima das piscinas, uma moderna estrutura de spa conserva a área de uma piscina natural onde a própria Cleópatra teria se banhado, segundo gostam de contar os locais.
pamukkale
Nas proximidades das águas termais, a herança histórica dessa região turca que passou por diferentes ocupações ao longo do tempo é um dos grandes atrativos de Pamukkale.
pamukkale
Trata-se de um área histórica enorme onde caminha-se muito. No verão, a temperatura é escaldante (quase não há sombra) . Uma dica é chegar por volta das 8h, começar pelas piscinas de travertino (que começam a encher a partir das 10h), depois visitar as ruínas de Hierápolis e finalizar na piscina de Cleópatra.
pamukkale
O aeroporto e a estação de trem mais próximos de Pamukkale ficam em Denizli, com conexões para Istambul e Izmir. De lá, dá para ir a Pamukkale de minibus (dolmuş) a partir da estação central (Otogar). Também é possível pegar um táxi, mas vale negociar o preço antes.
pamukkale