11 feijoadas imperdíveis em São Paulo

A feijuca está presente tanto em botecos quanto em restaurantes premiados. Aqui, uma seleta lista para saboreá-la

Arrow

A Baianeira

A “Feijoada Maravilha”, como o prato é denominado no restaurante da chef mineira Manuelle Ferraz, segue uma receita de família. É a atração principal do cardápio às quartas e sábados, tanto na unidade do Masp quanto na da Barra Funda. No preparo, o prato ganha uma composição mais leve, incorporando ao feijão-preto apenas carne-seca, costelinha defumada e linguiça.

1

Gastronomia

Bar da Dona Onça

gastronomia

A versão oferecida aos sábados no concorrido bar-restaurante da chef Janaína Torres, celebrada aqui e fora do Brasil, é das mais completas.  O cozido de feijão-preto reúne tudo o que tem direito: carnes seca e fresca, costelinha defumada, pé, rabo, orelha  e linguiça. 

2

Bar do Giba

Opção para os que acreditam que uma boa feijoada combina bem com o clima de boteco e com a celebração em turma. Um dos melhores endereços para petiscar e bebericar no bairro de Moema, o estabelecimento de Gilberto Abraão Turibus, o Giba, serve a feijuca na tradicional cumbuca de barro e em tamanho família: suficiente para alimentar até três pessoas.

gastronomia

3

Bolinha

gastronomia

Talvez a mais famosa da cidade: tanto que o restaurante se intitula “a casa da feijoada”. No Bolinha, todo dia é dia de feijoada, disponível em três versões. A magra incorpora ao feijão carne-seca, paio, linguiça portuguesa, costela salgada, lombo e língua defumados.  A clássica tem todos esses ingredientes e mais pé, rabo, orelha e bacon. A kosher segue os preceitos religiosos judaicos.

4

Bar do Juarez

Nessa rede de botecos chiques, com seis unidades espalhadas pelos quatro cantos da cidade, uma feijoada das boas entra em cartaz às quartas, sábados, domingos e feriados. Tem na opção completa e light (sem os cortes mais gordurosos do porco), em cumbuca  de barro que serve até duas pessoas  com fartura.

gastronomia

5

Dinho's

gastronomia

 Localizado na Paraíso, ocupa um amplo salão no térreo do Qoya Hotel, com feijoada que entra em cartaz nos almoços de quarta e sábado em esquema de bufê. No do Jardim Paulista, o bufê de feijoada está disponível apenas no sábado.   Durante a semana, o prato continua no cardápio, servido à la carte,  na cumbuca.

6

Dona Felicidade

Tocado por Toninho e Sérgio, filhos da fundadora, Felicidade Bastos, o bar recebe os amantes de sua feijoada com um estilo próprio. Enquanto esperam por uma das mesas espalhadas pelo salão ou quintal aberto, eles podem consumir o caldinho de feijão à disposição em um bule. Na hora de pedir, existem as versões tradicionais e magra. O prato serve 2 pessoas. 

gastronomia

7

Jiquitaia

gastronomia

O chef Marcelo Corrêa Bastos apresenta sua versão imperdível de feijoada aos sábados. O cliente pode optar pela receita completa, na qual o feijão ganha a companhia de todos os pertences tradicionais, ou a light, sem pé, orelha e língua de porco. Tudo servido numa cumbuca.

8

Organicamente Rango

O restaurante fica no quintal dos fundos de uma antiga residência. A feijoada, no cardápio aos sábados, é substanciosa e farta, servida em porção média ou grande (suficiente para até 4 pessoas). Para os que não consomem itens de origem animal, o restaurante oferece a feijoada vegetariana.

gastronomia

9

Rubaiyat

gastronomia

A feijoada é servida às quartas e sábados. Nestes dias, ela ganha espaço em um bufê caprichado, com os pertences servidos separadamente, cada um em uma cumbuca. Tem ainda mais de vinte acompanhamentos, de arroz e farofa a couve-manteiga, bisteca e costelinha suínas.

10

Tordesilhas 

No Tordesilhas, a feijoada é completa e servida aos sábados. Entram na panela todos os pertences tradicionais, incluindo pé, orelha, rabo e papada. Eles contribuem para dar consistência e gosto ao prato, por isso são tão importantes quanto paio, linguiça, costelinha e carne-seca.

gastronomia

11