A pizza italiana nada tem a ver com a brasileira. Enquanto nós exageramos nas coberturas, lá as pizzas são mais simples. Para os italianos, é importante sentir o sabor da massa, do molho de tomate e de cada ingrediente. Também não espere bordas recheadas com cheddar nem pizzas de frango, tudo isso é invenção de fora.
ITÁLIA
Começando pelos tipos de pizza, a tonda recebe esse nome como uma abreviação de rotonda, que em italiano significa “redonda”. É o formato mais comum, só que em versão menor, com massa bem fina, pensada para ser individual.
itália
A portafoglio é a tonda em uma versão menor, cortada em quatro partes e embrulhada em papel. Já a al taglio é assada em forma grande e retangular e vendida em pedaços quadrados. O costume é comê-la de pé ou andando pela rua, como um lanche rápido.
itália
Alla pala possui formato alongado e bordas arredondadas. Ela é vendida inteira e cortada em pedacinhos para ser compartilhada com mais pessoas. A ideia é ir beliscando enquanto se conversa em um bar, por exemplo.
itália
itália
Alla Milanese lembra a Pizza Hut: a massa é mais alta e o queijo vem sempre cobrindo os demais recheios. Já a sfincione é uma mistura de pizza al taglio com pizza alla milanese. Ou seja, é uma massa alta, assada em forma quadrada, coberta com molho de tomate, cebola, anchova, queijo e orégano.
Por fim, a massa da pizza também pode ser usada para cobrir totalmente o recheio, formando uma espécie de pastel. Em Nápoles, essa delícia é frita e recebe o nome de pizza fritta; na Puglia, ela é assada ao forno e se chama pranzerotto; na Sicília, ela pode ser tanto frita quanto assada e recebe o nome de pidone.
itália
itália
Quanto aos sabores, reza a lenda que a margherita foi criada para representar a bandeira da Itália: há o vermelho do molho de tomate, o branco da muçarela de búfala e o verde do manjericão. Verdade ou não, essa realmente é a mais famosa do país.
Bastante simples, a marinara leva apenas molho de tomate, alho, orégano e azeite de oliva, sendo um clássico! Já a Diavola é conhecida por ser mais apimentadinha: é como uma pizza margherita, só que com salame e azeite picantes por cima.
itália
itália
Essa é uma boa opção para quem sente falta de pedir uma pizza "meio a meio". O círculo é dividido em quatro partes, um só com azeitonas, um só com presunto, um só com alcachofra e um só com cogumelos. Em comum entre elas há apenas a base de queijo.
A boscaiola combina muçarela, cogumelos e linguiça - é saborosíssima! Já a Parmiggiana mistura queijo parmesão e queijo muçarela com berinjela e manjericão.
itália
itália
A Capricciosa é bastante diferente do que vemos aqui no Brasil: leva alcachofra, cogumelos, presunto cru e azeitonas pretas.