Estima-se que até 15% dos brasileiros carreguem o sobrenome Silva, o mais comum do país. Do presidente Lula ao craque Neymar, passando por Ayrton Senna (da Silva), o nome mais familiar do Brasil é um traço evidente da herança deixada pela colonização portuguesa.
portugal
Silva é um nome que já aparecia na Roma Antiga, designando pessoas que vinham de áreas com bosques. Em Portugal, o significado pode ter mudado com o tempo e passado a se referir a regiões cheias de silvas - como são chamadas por lá as amoras-silvestres.
portugal
Os dez sobrenomes mais comuns do Brasil têm origem em Portugal ou na vizinha Galícia, hoje parte da Espanha. Além de contar parte da história das famílias brasileiras, esse legado pode até abrir caminho para a cidadania portuguesa - e um passaporte europeu na bagagem.
portugal
portugal
Silva, Santos, Oliveira, Souza (ou Sousa), Pereira, Ferreira, Rodrigues, Alves, Lima e Costa. Todos os nomes no topo da lista têm um pé em Portugal, mesmo que hoje já estejam espalhados por todo o país, em diferentes contextos e histórias.
De forma geral, os sobrenomes se dividem em quatro grupos: toponímicos (ligados a um lugar), patronímicos (derivados de um ancestral masculino), profissionais (como ferreiros, no caso de Ferreira) ou religiosos (como o sobrenome Santos).
portugal
Descobrir a origem exata da sua família pode ser difícil. Alguns sobrenomes têm um local de nascimento mais claro, mas a maioria se espalhou pela Península Ibérica há tantos séculos que perdeu a ligação direta com a origem.
portugal
Se você tem um sobrenome português, pode ser que tenha direito à cidadania. O processo é facilitado para netos de portugueses - basta dominar o idioma e não ter antecedentes criminais. Se o parente for bisavô ou mais distante, também é possível, mas é preciso que a geração anterior à sua solicite primeiro e ainda esteja viva.
portugal
Ter um sobrenome português pode ser o primeiro passo. Mas, para conseguir a cidadania, é preciso comprovar a ligação com o antepassado e seguir todos os trâmites legais. Só assim o passaporte europeu pode se tornar realidade.
portugal