Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tours gastronômicos na Old Dubai são destaque para viajantes em 2026

Em casinhas do século 19 preservadas, parte antiga da maior cidade dos Emirados Árabes guarda experiências para entender mais da cultura e dos sabores do país

Por Maurício Brum
17 nov 2025, 09h48
old-dubai
Em Old Dubai, resquícios de como a cidade era antes do boom do petróleo estão por todas as partes (Nick Fewings/Unsplash)
Continua após publicidade

Hoje famosa por arranha-céus que batem recordes de altura, restaurantes de luxo e ilhas artificiais, Dubai guarda também uma área histórica que muitas vezes acaba sendo deixada de lado pelos visitantes mais apressados que passam pelos Emirados Árabes.

Uma nova versão do guia Best in Travel, da Lonely Planet, pode mudar essa história: realizar um tour gastronômico e cultural pela chamada Old Dubai está entre as melhores experiências globais em 2026, segundo o material elaborado por especialistas em viagens do mundo todo.

O guia coloca esse programa em Dubai como uma das suas 50 escolhas essenciais para viajantes no ano que vem, entre destinos e experiências que prometem fazer parte de roteiros inesquecíveis.

Belezas da Dubai antiga

O coração da cidade velha opera às margens do Khūr Dubayy, um braço de água salgada que avança 14 km sobre a terra e é conhecido em inglês como Dubai Creek.

Ali, as cenas são bem diferentes das imagens que o senso comum guarda dos Emirados Árabes: edificações baixas e com arquitetura vernacular compartilham espaço com minaretes e se espraiam diante das águas onde navegam pequenos abras, tradicionais barcos de madeira que funcionam como um táxi aquático para circular de um ponto a outro do riacho salgado.

Continua após a publicidade
old-dubai-ruas
Ruas históricas na parte antiga de Dubai (Aftab Khan/Unsplash)

É nessa parte de Dubai que também funcionam muitos espaços dedicados às tradições locais e, é claro, os restaurantes destacados no guia da Lonely Planet. A dica dos especialistas é começar pelo Distrito Histórico Al Fahidi, onde casas preservadas do século 19 – muito antes das riquezas do petróleo transformarem o panorama do país – hoje em dia abrigam restaurantes, hotéis-boutique e museus.

“Caminhar pelos bairros mais antigos da cidade em um passeio temático de comidas e bebidas oferece um olhar sobre o lado histórico de Dubai, revelando o que nosso autor descreve como ‘um rico mosaico de sabores que moldam a cena culinária diversa que define a cidade hoje’”, comentou Tom Hall, vice-presidente da Lonely Planet.

Continua após a publicidade

Destaques gastronômicos de Old Dubai

O guia ressalta a multiplicidade de influências que marcam o cenário gastronômico em Dubai atualmente. Referências vindas de lugares como o Irã, a Índia e o leste da África se juntaram aos elementos locais para criar pratos e sabores únicos que agradam paladares do mundo todo, e encontram na parte antiga de Dubai algumas das melhores experiências para conhecer esse lado da cultura local.

Destaques para uma comida autêntica incluem a Arabian Tea House, que se dedica à culinária tradicional emiradense com receitas familiares, a Jafer Biman Ali Cafereria, com mais de 65 anos de história e famosa por suas opções de sucos ou lanches logo em frente ao Spice Souk (um popular mercado de especiarias), e o Al Ustadi Special Kebab, que opera desde 1978 como o mais antigo restaurante iraniano da cidade.

Para quem busca opções ainda mais sofisticadas, as recomendações incluem o Al Khayma Heritage Restaurant, que tem um Bib Gourmand do guia Michelin; o Bayt Al Wakeel, um restaurante com 90 anos de história de frente para o Dubai Creek com pratos tradicionais da culinária árabe; e as experiências imersivas oferecidas pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU), onde é possível ter uma refeição enquanto os moradores da cidade ensinam mais sobre a cultura e a gastronomia locais.

Publicidade